Novidades


 

Celulares alteraram horário automaticamente, mesmo sem horário de verão

Apesar de o horário de verão ter sido extinto este ano pelo presidente Jair Bolsonaro, pessoas afirmaram nas redes sociais na madrugada deste domingo (20) que os relógios de seus celulares adiantaram uma hora automaticamente. O fato já era previsto por empresas como a Motorola, que alertou durante a semana pedindo atenção ao horário dos celulares entre os dias 19 e 20 de outubro, quando tradicionalmente o horário era adiantado em uma hora.

De acordo com a empresa, isso pode ter ocorrido em aparelhos que não estavam conectados à rede das operadoras; produtos conectados apenas no wi-fi, sem acesso à rede da operadora; e aparelhos desligados e religados somente após a virada de sábado para domingo. 

O Google também divulgou uma nota esclarecendo o impacto da medida do governo no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet).
"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", afirmou. 

O horário de verão foi extinto depois de 34 anos de vigência no Brasil. Na cerimônia em que assinou a extinção, Bolsonaro afirmou que estudos do Ministério de Minas e Energia apontaram que não existe economia com a mudança dos relógios.O presidente ainda disse que a mudança afetava o relógio biológico da população e isso é prejudicial ao trabalhador. 

O horário de verão ocorreu pela primeira vez no Brasil no fim de 1931, para economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Ele foi aplicado sem interrupção nos últimos 35 anos.

Pesquisas apontam que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.


*Radar da Bahia 

Nenhum comentário