Novidades


 

Confira as atrações no aniversário de Simões Filho

No próximo dia 7 de novembro a cidade de Simões Filho, comemora 58 anos de Emancipação Política. Para celebrar a tão importante data para o município, o prefeito Diógenes Tolentino (MDB), irá realizar três dias de festa, 7, 8 e 9 de novembro.

O ex-parangolé Léo Santana será uma das atrações no primeiro dia da festa, 7/11. A Banda Unha Pintada irá se apresentar na sexta-feira (8) e Avine Vinny comandará a festa no sábado (9). 
Ao Panorama de Notícias, o Secretário de Cultura Sid Serra falou sobre o evento.

"Estamos fechando a nossa grade de programação, o Panorama como sempre está bem informado, teremos também a participação das bandas locais e quero nesta oportunidade pedir as bandas locais que compareçam na secretária de cultura para fazer o credenciamento. Estamos também focados na questão da segurança da festa em conversa com o Major Dias, quero parabenizar o nosso Major Dias que está trabalhando de forma incansável pela tranquilidade em nossa cidade. Agradeço também ao Drº Ciro Palmeira delegado de polícia civil que tem nos ajudado e também está imbuído no contexto da nossa festa", explicou. 

O evento será realizado na Praça da Bíblia, centro da cidade, e contará também com as participações das bandas locais.

Simões Filho 58 anos

Água Comprida, assim era conhecido o distrito da Capital Baiana que tinha como principal atividade o cultivo da cana-de-açúcar, um lugarejo simples que foi emancipada em 07 de novembro de 1961 e que completa neste no dia 7 de novembro, 56 anos de luta, presença colonialista portuguesa e grandes feitos.

Após o período de hegemonia do cultivo da cana-de-açúcar que aconteceu entre os séculos XVI e XVII, o distrito de Água Comprida passou a desenvolver atividades relacionadas aos “bois de moenda” que consiste no uso de boi para moer a cana extraída do solo.

O processo de emancipação política só foi iniciado em 1960, quando um grupo de moradores se reuniu, liderado pelo senhor Walter José Tolentino Álvares para tratar sobre problemas comunitários. A partir daí foram intensificadas ações que culminaram na emancipação da localidade em 1961.




Por Ataíde Barbosa


Nenhum comentário