Novidades


 

Alunos participam de atividades em alusão ao dia Consciência Negra

As Unidades de Ensino de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), seguem realizando as atividades em alusão, promoção e valorização da Consciência Negra. A iniciativa faz parte do calendário pedagógico da Secretaria de Educação (Semed), órgão ligado a Prefeitura municipal.

A iniciativa soma no processo de construção do saber dos alunos, derruba barreiras, elimina o preconceito e a desigualdade, além disso, aproxima a cultura tradicional negra dos alunos. Entre as escolas que estão realizando as atividades estão o Georgina de Souza Simões – CIA I, Hugo Baltazar – KM 25, União da Bahia – Simões Filho I e Senhora Santana – Cristo Rei. 

“A iniciativa cumpre um papel social de extrema importância e contribui de modo direto, para a vida dos nossos jovens e adultos. O reconhecimento da raça mãe, das nossas raízes é de fundamental importância, derruba barreiras e desconstrói todo e qualquer tipo de preconceito e racismo. Nós somos frutos de um país negro”, destacou a Raimunda Maria, professora do Colégio Georgina.

Durante os encontros, os alunos participam de roda de conversa, concurso de promoção a beleza negra, oficinas de turbante, pintura fácil e penteados afro, contação de histórias, rodas de samba e capoeira e artesanato, além de assistirem apresentações culturais de dança e música. As atividades estarão acontecendo durante todo mês.

Nenhum comentário