Novidades


 

Roger Machado vai receber o título de cidadão soteropolitano e Medalha Zumbi dos Palmares

O treinador do Bahia Roger Machado foi o escolhido pelos vereadores de Salvador para receber o título de cidadão soteropolitano e também a Medalha Zumbi dos Palmares. As duas honrarias serão entregues em sessões solenes na Câmara Municipal de Salvador (CMS), mas ainda sem datas definidas.

Engajado nas pautas de ações afirmativas defendidas pelo clube, nesta terça-feira (20), véspera do Dia da Consciência Negra, ele soube que receberá a homenagem que é concedida a pessoas, grupos ou entidades que se destacam no combate ao racismo e intolerância religiosa.

No dia 12 de outubro, quando Bahia e Fluminense se enfrentaram no Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro, uma declaração do técnico Tricolor em defesa de minorias teve grande repercussão. Na ocasião, Roger e colega de profissão Marcão, treinador do Flu, eram os únicos técnicos negros na Série A do Campeonato Brasileiro, encamparam uma campanha contra o racismo, usando uma camisa estampada com a frase “chega de preconceito”. 

Após a partida, em entrevista coletiva, o treinador do Bahia falou sobre o racismo estrutural. "A gente precisa falar sobre isso. Precisamos sair da fase da negação. Nós negamos. “Ah, não fala sobre isso”. Porque não existe racismo no Brasil em cima do mito da democracia racial. Negar e silenciar é confirmar o racismo. Minha posição como negro na elite do futebol, é para confirmar isso. O maior preconceito que eu senti não foi de injúria. Eu sinto que há racismo quando eu vou no restaurante e só tem eu de negro. Na faculdade que eu fiz, só tinha eu de negro. Isso é a prova para mim. Mas, mesmo assim, rapidamente, quando a gente fala isso, ainda tentam dizer: “Não há racismo, está vendo? Vocês está aqui”. Não, eu sou a prova de que há racismo porque eu estou aqui", declarou Roger.


*Radar da Bahia 

Nenhum comentário