Novidades


 

Sindicato não apresenta contraproposta e comércio não deve abrir no Dia de Finados

O comércio de Salvador não deve funcionar em mais um feriado. Depois de ficar de portas fechadas em uma das datas comemorativas mais importantes do ano, o Dia das Crianças (12 de outubro), os estabelecimentos também não devem abrir no próximo sábado (2), Dia de Finados.

Os patrões estavam otimistas pelo funcionamento dos estabelecimentos devido a uma reunião que estava agendada para sexta-feira (1ª), às 10h, com Sindilojas, Fecomércio, Abrasce e Sindicato dos Comerciários. Mas o encontro foi cancelado, conforme informou ao bahia.ba Paulo Motta, representante do sindicato patronal.

“Ontem [quinta, 30] tivemos uma audiência de conciliação no Ministério Público, quando apresentamos uma proposta. O Sindicato dos Comerciários não aceitou. Prometeram nova proposta, mas não apresentaram. Como vou apresentar para minha classe uma proposta que não temos? Por isso não haverá reunião. Mais um feriado sem funcionar por conta do Sindicato dos Comerciários”, disse o presidente do Sindilojas.

O impasse entre lojistas e comerciários se arrasta deste o ano passado, por falta de acordo sobre nova Convenção Coletiva de Trabalho. Sem a assinatura do documento, alinhando direitos e deveres das duas categorias, o comércio em Salvador está, por lei, proibido de funcionar aos feriados. Uma liminar, contudo, permite a abertura das lojas aos domingos.

Conforme mostrou o bahia.ba em publicações anteriores, sem acordo entre os sindicatos, perde o patrão, com prejuízo nas vendas, e o trabalhador, que não consegue angariar comissões e folgas.


*Bahia.Ba

Nenhum comentário