Novidades


 

Hospital Municipal de Simões Filho capacita profissionais para atender pacientes graves com coronavírus

Pacientes com coronavírus (Covid-19) podem necessitar de cuidados intensivos, com o auxílio de ventilação mecânica. Tendo em vista este cenário, a Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabamed), que administra o Hospital Municipal de Simões Filho, ministrou uma capacitação para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, cujo foco era o manejo de ventilação em pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus.

A iniciativa da diretora geral da unidade, Claudia Carvalho, visa prepara a equipe para a eventualidade desse tipo de atendimento."Apesar das estatísticas iniciais apontarem que apenas 5% dos pacientes infectados podem requerer de cuidados intensivos e ventilação mecânica, devemos estar preparados", alerta. 
O manejo do paciente grave com Covid-19 não difere do manejo de doentes com pneumonia viral que cursam insuficiência respiratória. É importante estar atento ao desenvolvimento da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), caracterizada por início agudo de hipoxemia e falência respiratória. 

Na Bahia, há casos confirmados em 71 municípios, incluindo Simões Filho. Em nível estadual, a faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,93% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (8,68/100.000 habitantes), indicando o maior risco de adoecer.


Nenhum comentário