Novidades

Número de casos é menor que o projetado, comemora Vilas-Boas

O secretário de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, comemorou a curva de contaminação pelo novo coronavírus está abaixo do que foi projetado. O estado possui 568 casos da Covid-19, registrados em 63 municípios. Dezenove pessoas morreram por causa da doença.

Embora não tenha informado qual era a estimativa da pasta em números absolutos para o período, Vilas-Boas observou que os esforços de distanciamento social ampliado estão dando resultado. No início da epidemia foram registrados aumentos diários de 60%, depois 30%, seguido de 20%. Agora, a curva diária de contaminação é 12%.

“Por um lado, é demonstração clara da vitória da nossa sociedade, do esforço coletivo que estamos fazendo em todo o estado de nos preservarmos, isolarmos, usarmos máscaras, fazermos higiene das mãos. Mas, por outro lado, isso preocupa, porque estamos vendo alguns grupos já relaxarem, pessoas irem pra rua confraternizar, beber, sair. É preciso um freio de arrumação”, pondera o secretário.

Segundo Vilas-Boas, o momento preocupa porque são registrados de 50 a 100 novos casos por dia, o que representa que o número de pessoas contaminadas é muito maior. Sendo assim, a chance de encontrar algum conhecido contaminado com o vírus também é maior, mais até do que há algumas semanas.

Os dados apontam para essa direção. Segundo boletim epidemiológico publicando na última quarta-feira (8), havia 515 casos confirmados. No dia anterior, terça-feira (7), eram 462 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Na segunda-feira (6), foram registrados 437 diagnósticos da doença.

Perfil dos pacientes

Diferente do que é registrado nacionalmente, a maior parte das vítimas do novo coronavírus são mulheres (52,29%). A mediana da idade é 39 anos, mas há diagnóstico de Covid-19 em pessoas de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida pela doença é a de 30 a 39 anos (27,99%), no entanto, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes é maior na faixa entre 50 e 59 anos (7,34/100.000 habitantes).


*Bahia.Ba

Nenhum comentário