Novidades


 

"Salve o 2 de julho, salve a Bahia e salve o nosso povo", destaca Jomar Paraky


A independência da Bahia foi um movimento social e militar iniciado a 19 de fevereiro de 1822 e terminou a 2 de julho de 1823. Os habitantes do estado estavam cansados de pagar impostos à coroa portuguesa assim como de sustentar os seus luxos. Depois do dia 7 de setembro de 1822 quando foi proclamada a independência do Brasil, alguns membros da corte se recusavam a sair da Bahia. Foi então que ocorreu a revolta em prol da emancipação do estado em relação aos portugueses.

A cidade de Salvador era um destaque na resistência contra a dominação das tropas portuguesas comandadas pelo brigadeiro Madeira de Mello que no final do ano de 1822 invadiram a cidade. Os baianos perderam a batalha e em seguida foram para o Recôncavo Baiano, lugar onde os moradores também eram adeptos à independência.

O empresário e presidente do Grupo Paraky, Jomar Paraky falou ao Panorama de Notícias sobre a importância do 2 de julho.

"Todos nós conhecemos a história da Independência da Bahia, uma história de muita luta em prol do povo baiano. Estamos vivendo um momento atípico por causa da pandemia da Covid-19 o novo coronavírus, mas mesmo com os problemas nós temos muito o que comemorar sim. Quero ressaltar a importância do 2 de julho falando da garra e determinação do nosso povo, um povo guerreiro, batalhador, e que jamais se entrega. Salve o 2 de julho, salve a Bahia e salve o nosso povo, em breve estaremos comemorando não só o 2 de julho, como também outras datas importantes", destacou Paraky.




Por Ataíde Barbosa

Nenhum comentário