Novidades


 

Clubes sociais estão autorizados a funcionar a partir de segunda (31); veja regras


O prefeito ACM Neto anunciou, em coletiva virtual neste sábado (29), a autorização de reabertura dos clubes sociais a partir de segunda (31). A medida dá início à fase de 3 da retomada das atividades econômicas na cidade, mas, para usar as palavras do gestor, de maneira “fracionada”.

Os clubes sociais, recreativos e esportivos poderão funcionar exclusivamente para a prática de atividades esportivas, exceto lutas, artes marciais, dança ou qualquer outra que exija contato físico. Esses espaços terão horário de funcionamento diferenciado: de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h; sábado, das 6h às 18h; e domingo, das 6h às 14h.

Restrição também em relação à capacidade dos espaços. Estão permitidas somente atividades esportivas individuais ou em duplas, incluindo aquelas de alto rendimento. Se houver aulas coletivas, deve ser respeitado o limite máximo de 10 alunos, e com distanciamento. A capacidade máxima simultânea de ocupação deve ser de 300 frequentadores ou um frequentador a cada 9m² da área – o que for menor. As aulas deverão ter duração máxima de 50 minutos.

Seguem proibidas atividades de lazer, como uso de piscina (a autorização é apenas para prática de atividade física) e jogos.

“Estamos vivendo situação muito mais tranquila. O pior já passou, mas não dá pra relaxar. O inimigo infelizmente é poderoso, e ainda tem muitas dúvidas. (…) Estamos fracionando a terceira fase pra que a gente vá aos poucos acompanhando os resultados”, declarou o prefeito.

Mais flexibilizações

A partir de segunda-feira (31) os templos religiosos estarão autorizados a funcionar com capacidade ampliada. O limite agora é de 30% da capacidade máxima do local, ou 50 pessoas a mais – o que for maior. Por outro lado, todas os demais protocolos devem ser respeitados, como distanciamento, horário de funcionamento e rotina de higienização.



*Bahia.Ba


O prefeito ACM Neto anunciou ainda a retomada das atividades de órgãos e serviços do município que foram suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. As determinações valem também para a próxima segunda. Os protocolos incluem uso obrigatório de máscara durante o turno de trabalho, aferição de temperatura no acesso às repartições, distanciamento de 1,5m sempre que possível ou instalação de barreira física e uso de máscara face shield.

O servidor que tiver temperatura acima de 37,5°C e/ou apresentar sintomas compatíveis com a Covid-19 deverá reportar a situação ao seu chefe imediato. Se for tiver passado por atendimento médico, é preciso enviar o atestado para o e-mail atestadodigitalgripe@salvador.ba.gov.br.

Deverão ser afastados para isolamento domiciliar de 14 dias os servidores que testarem positivo, tiverem contato ou morarem com alguém diagnosticado com o coronavírus. Também deverão permanecer em quarentena os servidores que apresentarem sintomas de síndrome gripal. Todos os casos precisam ser reportados ao chefe imediato.

Nos casos de atividades que envolvem atendimento ao público, o dia de retorno é 8 de setembro. Isso porque é necessário preparar o ambiente físico das unidades e treinar os servidores para o novo protocolo. Nesses espaços, a ocupação máxima será de uma pessoa a cada 9m² e haverá instalação de barreiras de separação física entre o atendente e o público. Se isso não for possível, os servidores deverão usar máscara face shield.

A Secretaria Municipal da Educação continuará em regime extraordinário de trabalho, das 8h às 14h, até que haja definição sobre a retomada do ano letivo.

Nenhum comentário