Novidades


 

Em 2020, receita de 27% dos bares e restaurantes caiu em mais de 50%


Cerca de 27% dos bares e restaurantes brasileiros tiveram perdas de faturamento em mais de 50% no faturamento este ano. A constatação é de pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) da série Covid-19, em parceria com a consultoria Galunion. A receita diminuiu entre 26% e 50% em 29% dos negócios pesquisados.

O estudo ouviu 500 empresas de todo o país . A pesquisa revela que 37% das empresas que possuem mais de uma unidade já promoveram o fechamento de lojas. Para o presidente da ANR, Cristiano Melles, os dados gerais confirmam as previsões de que 2020 vai encerrando como o pior ano da história do setor.

Em consequência deste cenário, 64% das empresas consultadas demitiram, com corte médio de 37% do quadro. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, em 2020 o setor tem um saldo negativo de 236.350 postos de trabalho com carteira assinada. Este dado corresponde ao período janeiro-setembro.

No mesmo lavantamento, 39% dos estabelecimentos afirmaram que estão com pagamentos de tributos atrasados. Desse total, 34% irão aguardar opções de parcelamento e outros 31% dizem que conseguirão pagar apenas se houver descontos, mesmo com o financiamento da dívida. “Nós estamos trabalhando fortemente para a abertura de novas linhas de crédito e na questão dos tributos. Acreditamos que ainda teremos um semestre com alguns altos e baixos”, afirma Melles.

Para 27% dos consultados, a falta de confiança do consumidor é uma das causas das dificuldades enfrentadas. Já 24% das empresas apontam a queda da renda dos clientes na pandemia como problema maior e outros 20% atribuíram os resultados às limitações de horários impostas pelas legislações estaduais ou municipais.

“Esse novo estudo mostra que o setor está passando por uma grande transformação, o que traz oportunidades, mas que ainda continua a enfrentar os desafios provocados pela pandemia”, opina Simone Galante, CEO da Galunion Consultoria e responsável pela pesquisa. A especialista detectou também que negócios em rede ou grupos tiveram uma melhor performance, mas mesmo assim os reflexos são significativos.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário