Novidades


 

Após colapso, Amazonas zera fila de UTI e cede leitos a outros estados


A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas informou na terça-feira (23) que não há pacientes com Covid-19 aguardando vaga em unidades de saúde em Manaus.

O cenário de desafogamento ocorre 86 dias após iniciar uma fila de espera para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), informa reportagem do portal UOL.

No interior, segundo a pasta informou ao site, ontem pela manhã havia sete pedidos de transferência de emergência. “Essa quantidade não é considerada fila, tendo em vista que há vagas e as remoções dependem apenas das condições clínicas dos pacientes e da logística de transporte”, explicou a secretaria ao UOL.

A fila de espera no estado teve início no dia 6 de janeiro e chegou a ter mais de 500 pacientes aguardando uma vaga durante o colapso que atingiu o sistema de saúde.

No auge de busca por hospitais, a rede chegou a internar 258 pessoas em um único dia, em 14 de janeiro. Por falta de vagas, o número foi caindo e hoje, com menor número de casos, essa média é de 50 internações ao dia na última semana.

A queda foi alcançada após um rígido plano de isolamento social, que chegou a proibir a circulação de pessoas durante alguns dias.

Segundo boletim de hoje, a taxa de ocupação de UTIs no estado está em 75%, a menor entre as unidades da federação.


*Bahia.Ba

Nenhum comentário