Novidades


 

Bruno Reis afirma que "o pior já passou" e avalia reabertura do comércio na próxima semana


O prefeito Bruno Reis, em entrevista nesta quarta-feira (24), comentou o cenário da pandemia na cidade durante a entrega de uma unidade de acolhimento para a população em situação de rua. De acordo com o prefeito, o pior cenário da segunda onda aconteceu nas duas últimas semanas.

Segundo ele, a situação deve melhorar nos próximos dias, mas pediu a ajuda da população para evitar que os números voltem a subir. “Os números, tanto da rede pública como da rede privada, diminuíram muito Houve uma redução da pressão sobre o sistema. Espero que não voltemos mais àquela situação que vivemos entre 12 e 16 de março, que foi o pior momento. Hoje, a gente pode afirmar, com convicção, que passamos pelo pior momento. O pior já passou. Não podemos dizer que não haverá outros momentos ruins, porque estamos lidando com novas cepas do vírus, mas, nesse momento, o risco de colapso passou”, afirmou.

Na avaliação de Bruno Reis, com a abertura de novos leitos e as medidas restritivas adotadas nas últimas semanas, como a suspensão do funcionamento das atividades não essenciais, o fechamento das praias e o toque de recolher, foram importantes para que o número caísse. Ele também frisou que a vacinação também tem ajudado. Em Salvador, 9% da população foi imunizada.

Bruno Reis vai avaliar os números da pandemia nos próximos dias para decidir se será necessário adotar mais medidas restritivas. A expectativa é que aconteça o mesmo que no ano passado, quando feriados foram antecipados ou a suspensão de parte dos serviços considerados essenciais.

Apesar do receio do cenário piorar, Bruno adiantou que está otimista. A equipe técnica da prefeitura, a taxa de ocupação dos leitos deve alcançar 80% no sábado (5). “80% é o número seguro para permitir a gente fazer algum teste de retomada das atividades comerciais em nossa cidade. Os números estão cedendo. Vamos avaliar entre hoje e sexta-feira, e discutir com prefeitos, Governo do Estado e segmento empresarial e, caso as medidas tenha que ser prorrogadas, se não seria melhor até antecipar os feriados para que os números cedam em uma rapidez maior, e a gente possa sinalizar para uma abertura do comércio após semana santa”, declarou o prefeito.

Salvador amanheceu com 83% dos leitos de UTI ocupados, mas esse número deve subir no decorrer do dia já que 23 pessoas aguardavam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) por uma vaga, enquanto outros 15 por acomodações na enfermaria. Ao todo 38 pacientes aguardavam regulação. Nas últimas duas semanas eram 139, com 87 esperando por uma vaga na UTI. Ontem, o número fechou em 86%, com 97 regulações.




*Radar da Bahia

Nenhum comentário