Novidades


 

Mortes de enfermeiros por coronavírus voltam a subir e batem recorde em março


Após terminar 2020 em queda, o número de mortes de profissionais de enfermagem por Covid-19 voltou a acelerar neste ano no Brasil, acompanhando o recrudescimento da pandemia em todas as regiões e mesmo com a categoria fazendo parte dos grupos prioritários de vacinação, mostra reportagem do portal UOL.

Segundo a publicação, antes de terminar, março já se tornou o mês em que mais houve mortes de enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes por causa do novo coronavírus. Foram 114 óbitos até terça-feira (30), segundo levantamento do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem).

De acordo com o UOL, a marca supera o recorde anterior, de 108 mortes, registrado em julho passado, auge da primeira fase da doença no país, de acordo com o Observatório da Enfermagem, órgão da Cofen criado para acompanhar os casos de Covid-19 na categoria.

Com a escalada atual, o Brasil alcançou a marca de 699 trabalhadores de enfermagem vítimas da doença em pouco mais de um ano de pandemia. O Cofen afirma que esse total responde por quase um quarto (23%) do total de mortes pela covid-19 entre os profissionais da categoria em todo o mundo, segundo dados do Conselho Internacional de Enfermagem.

O conselho federal destaca que os números, na realidade, podem ser maiores, por causa da subnotificação.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário