Novidades


 

Salvador tem queda nos pedidos de regulação para leitos de UTI, mas número de internados é alto


O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou, durante entrevista no Jornal da Manhã, da Rede Bahia, que caiu o número de solicitações para transferência de pacientes para leitos de UTI em Salvador. O gestor disse que ocorreram 62 solicitações de leitos, contra 99 na última segunda-feira (22). O secretário lembrou que a fila para leitos de UTI chegou a ter 149 pessoas.

"Chegamos a patamares do pico da primeira onda, e hoje chagamos a metade do que tivemos na primeira onda. O indicador ainda é muito duro, estamos trabalhando até zerar fila. Temos 87% de taxa de ocupação leito de UTI. O que nos interessa é conseguir vagar leitos de UTI e leitos clínicos. Ontem regulamos 99 pessoas, acredito que nos próximos oito a dez dias, a gente consiga sentir um reflexo na rede hospitalar de Salvador das medidas de restrição", explicou Prates. 

O gestor pontuou que o processo de vacinação segue hoje para idosos de 71 anos ou mais; a imunização para os trabalhadores da saúde foi suspenso nesta semana. A medida é para reduzir a faixa etária de imunização entre os idosos. A SMS espera vacinar idosos de 69 anos a partir da próxima quinta-feira (25).

Leo afirma que o idoso que não tiver o seu cadastro atualizado poderá ir, ou mandar um familiar, ao 5º Centro de Saúde, na Avenida Centenário. o gestor revela que o maior registro de problemas cadastrais tem sido de pessoas em processo de transferência de domicílio. 

"Idosos de 90 ou mais, tinha no meu sistema 6513, com o recadastramento, passamos a ter 7816, e já vacinamos mais de 12 mil idosos. Estamos vendo pelo sistema de sucesso, muita gente migrando para cá, inclusive de outros estados", revela Léo Prates. 

Estado
A subsecretária de Saúde do estado da Bahia, Tereza Paim, afirmou que há 243 pessoas esperando vagas de UTI no estado da Bahia. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado está em 87%.



*BNews

Nenhum comentário