Novidades


 

Com seis representantes, Nordeste é a região com mais times na Série B


A força de uma região à prova. Na Série B de 2023, que começa hoje com dois jogos (Guarani x Avaí e Ituano x Ceará), o Nordeste terá a chance de reafirmar seu poder e marcar forte presença na zona de acesso. Com seis representantes no campeonato, tem o maior número da competição, empatado com São Paulo. Desses equipes, quase todas têm como maior objetivo ascender à primeira divisão. ABC, CRB, Ceará, Sampaio Corrêa, Sport e Vitória serão os incumbidos da missão regional.

Na edição do ano passado, a Bolívia Querida, quinta colocada, e o Leão da Ilha do Retiro, sétimo, passaram perto. Os clubes dessa temporada têm um tabu a quebrar. Nas últimas quatro campanhas da Segundona, nenhuma delas contou com a times nordestinas subindo para a Série A em peso. O último ano em que dois ou mais integrantes conseguiram o acesso foi em 2018, quando CSA e Fortaleza estiveram no G-4.

Houve edições recentes, inclusive, em que nenhum clube da região alcançou a glória, como em 2020 e 2021. A última Série C, por outro lado, contou com as classificações de ABC e Vitória, que compõem a Segunda Divisão deste ano Apesar da diferença de nível entre as duas competições, o Rubro-Negro baiano começou mal o ano e buscou recalcular a rota para competir no topo da tabela. A mudança de treinador e de diretor de futebol, além de suas consecutivas contratações para reforçar a equipe, são mostras de que o Leão quer dias melhores.

Há uma dupla, dentre os seis clubes, que começou o ano com tudo e, se seguir assim, a tendência é que tenham bom desempenho. Sport e Ceará já foram ‘aprovados’ na primeira prova regional, ao fazerem as duas melhores campanhas da Copa do Nordeste. Os dois vão protagonizar a final, que ainda não ocorreu. Nos respectivos estaduais, o Sport vai disputar a final do Pernambucano com o Retrô e o Vozão foi derrotado pelo Fortaleza, seu maior rival, em um duelo acirrado.

Já o CRB foi campeão alagoano invicto e, na última quarta-feira, ganhou por 1 a 0 do Athletico-PR, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Por mais que tenha menos holofotes, o Galo, sem dúvidas, chega para o torneio como um time com totais condições de brigar pelo acesso. O Sampaio Corrêa, que vira e mexe luta nos arredores do G-4, não começou bem o ano, mas conta com a força do seu estádio por uma reviravolta.


Paulistas à espreita

O Mirassol, atual campeão da Série C, estreia na Segundona e é um dos times que podem surpreender. Ao lado dele, tem o Ituano, semifinalista do Paulistão, além de Ponte Preta, Novorizontino, Botafogo e Guarani. Com número expressivo de candidatos, os paulistas desafiam o Nordeste para decidir qual região dominará a Segundona de 2023.





*A Tarde/Foto: Divulgação

Nenhum comentário