Novidades


 

Oposição da Bahia comemora inelegibilidade de Bolsonaro


O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se manifestou nas redes sociais após a condenação de Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na mensagem, o petista fez uma alusão ao 2 de Julho.

"Os corações brasileiros não combinam com tiranos. Quem atenta contra o Estado Democrático de Direito não pode representar o nosso povo. Viva a democracia no Brasil!", escreveu, no Twitter, no início da tarde de ontem.

Já o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tornou o ex-presidente inelegível por oito anos pela prática de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições majoritárias do ano passado. 
“Vitória da democracia. Democracia é o império da Lei e ninguém está acima dela. Hoje a Justiça brasileira deu um forte exemplo para aqueles que tentam ofender ou atacar o Estado Democrático de Direito: não ficarão impunes”, afirmou Éden.

O placar final no TSE ficou em 5 a 2 contra Bolsonaro. O acordão (decisão coletiva dos ministros) com a condenação do ex-presidente deve ser publicado nos próximos dias. A decisão passa a valer de forma imediata, mesmo com eventuais recursos.

“Esse caso é apenas um. Bolsonaro passou quatro anos atacando as instituições democráticas, promovendo o negacionismo, a desinformação e o empobrecimento da nossa população. Bolsonaro inelegível é uma resposta altiva da democracia brasileira”, comentou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). “É fundamental que o sistema político crie mecanismos de inibição de comportamentos e práticas deletérias a nossa democracia. Bolsonaro precisa ser investigado e responsabilizado pelo conjunto de crimes cometidos no que tange às denúncias que já pesam contra ele, a exemplo de infração a medidas sanitárias preventivas; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documentos particulares; crime de responsabilidade e crimes contra a humanidade, dentre outros”, completou o parlamentar.
Em 2022, Jair Bolsonaro se reuniu com embaixadores de diversos países no Palácio da Alvorada, em Brasília, para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro sem nenhuma prova. O encontro com autoridades estrangeiras foi transmitido pela TV oficial do Governo Federal. 




*Tribuna da Bahia/Foto: Divulgação

Nenhum comentário