Novidades


 

Prefeito Dinha se manifesta sobre números do Censo 2023 em Simões Filho


Divulgado recentemente pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), os números do Censo 2023, balançaram os bastidores de alguns municípios da Bahia.

Localizada na Região Metropolitana de Salvador, a cidade de Simões Filho apresentou uma baixa de aproximadamente 23 mil pessoas, desde o Censo realizado em 2010.

De acordo com os novos dados, o município tem atualmente 114.441 habitantes.

Durante entrevista a imprensa local na tarde desta segunda-feira (3), o prefeito Diógenes Tolentino se manifestou sobre os números.

“Foi uma surpresa esse resultado! Nós não queremos de forma nenhuma desqualificar o trabalho do IBGE em nosso município, mas, não tem explicação lógica, técnica, a cidade perder 23 mil habitantes, isso não existe, e por isso, nós estamos questionando e hoje, nós encaminhamos um oficio para o IBGE, pedindo informações, porque, no relatório consta quase 15 mil imóveis que estão fechados em nosso município e vocês sabem muito bem que a nossa cidade ainda não tem potencial turístico para ter essa quantidade de casas fechadas. É um dado que a gente estranhou, e vamos provar que Simões Filho não perdeu em número de habitantes, ao contrário, aumentou o número de habitantes”, explicou o gestor.


O prefeito finalizou, dizendo que está tratando o assunto por enquanto de forma administrativa.

“Não tem respaldo tecnicamente, para a gente ter uma perda tão significativa como essa que foi apresentada pelo IBGE, mas, é um assunto que nós estamos tratando de forma administrativa, e se necessário vamos também judicializar pedindo realmente a anulação ou a revisão, desses números, com acompanhamento dos nossos técnicos, para que tenhamos realmente um resultado que corresponda a veracidade do nosso município e esse assunto vamos tratar de forma administrativa ou jurídica, se assim necessário, e tenho certeza que haverá uma revisão”, finalizou o Alcaide.

Em comparação ao Censo de 2010, Simões Filho apresentou uma queda de uma queda de -3,05%.





Por Ataíde Barbosa






Nenhum comentário