Novidades


 

Deputados da AL-BA adotam ritmo "papa-léguas” e realizam sessões de apenas 10 minutos


Do início de setembro até 16 de outubro, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) teve seis sessões que duraram menos de dez minutos. Dessas, quatro tiveram menos de cinco minutos e uma delas teve menos de três. A última, que teve um tempo exíguo, foi a do dia 9 de outubro com a duração de 3 minutos e 30 segundos.

Trinta segundos após o início oficial, o presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), encerrou a sessão. “Nós não temos quórum aqui presencial, mas temos quórum aqui de deputados presentes na Casa, estão no gabinete. Não havendo deputados no pequeno expediente para começarmos a sessão, não temos condição de continuar com a mesma. Declaro encerrada”, afirmou o parlamentar.

Neste dia, apenas sete deputados estavam presentes na sessão, um deles foi Robinson Almeida (PT), que chegou atrasado e não conseguiu a chance de falar na sessão.

Ao Metro1, o presidente em exercício da AL-BA, Zé Raimundo (PT), que substitui Adolfo Menezes, em viagem internacional, disse que as sessões dependem da presença dos deputados e dos horários dos partidos. “O que tem ocorrido é que muitos deputados estão em agendas em suas cidades. Às vezes, você abre a sessão e aí tem poucos deputados e logo em seguida a sessão cai”, afirmou. Além disso, o parlamentar também citou que quando não há votação, as sessões tendem a ser mais rápidas.

Para ele, as sessões curtas não prejudicam a Casa. “As comissões têm se reunido bastante, também há muitas audiências públicas. E aí está envolvido todos os deputados da oposição e da situação. A Assembleia não é só o plenário. Ela tem todas essas possibilidades”, acrescentou.

Também ao Metro1, o líder da oposição, Alan Sanches (União), atribuiu as sessões curtas à base do governo. “Tem que perguntar ao líder do governo, porque eles possuem 43 deputados. Nós da oposição queremos o debate, mas, infelizmente, o que nós estamos percebendo é que o governo esta fugindo dos debates”, afirmou.





*Metro 1/Foto: Vaner Casaes/ALBA

Nenhum comentário