Novidades


 

No 2º turno, Javier Milei vence eleições na Argentina


Javier Milei venceu Sergio Massa por 55% a 44% e será o novo presidente da Argentina. A posse está marcada para 10 de dezembro.

A vantagem de 11 pontos (3 milhões de votos) surpreende, porque as pesquisas projetavam uma disputa mais acirrada.

No discurso da vitória, defendeu pautas liberais e evitou falas mais radicais. Não citou as propostas de fechar o Banco Central e dolarizar a economia.

Milei chega ao poder apenas dois anos depois de começar na política. O economista ficou famoso na TV e atraiu o apoio de jovens com um discurso incendiário e uma intensa campanha nas redes.

No poder, seu principal desafio será domar a inflação astronômica de 140% em 12 meses e estabilizar a economia.


Milei faz seu 1º discurso como presidente eleito

Javier Milei discursou há pouco em Buenos Aires em seu primeiro pronunciamento como presidente eleito.

"Hoje começa a reconstrução da Argentina. É uma noite histórica para o país. Muito obrigado a todos que fizeram isso possível", disse ele. Em sua fala, Milei agradeceu ainda a Mauricio Macri, ex-presidente do país, e Patricia Bullrich, terceira colocada no 1º turno. Ele afirmou que eles "deram tudo de si para defender a mudança que a Argentina precisa”.

O apoio de Bullrich era considerado um dos pontos cruciais desta eleição por conta da migração de votos - ela angariou cerca de 24% do eleitorado em outubro. No pronunciamento, Milei, porém, não fez menção às suas principais promessas de campanha, como a dolarização da economia argentina e o fim de alguns ministérios. O ultraliberal será presidente a partir de 10 de dezembro.





*G1 Bahia/Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Nenhum comentário