Vacina contra dengue esgota na rede privada em Salvador
Mais de 8,6 mil casos prováveis de dengue já foram registrados na Bahia neste ano. O número de pessoas com a doença é 21% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Três óbitos já foram confirmados no estado. Aliada no combate à doença e recém incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a dengue (Qdenga) não é mais encontrada na rede privada de Salvador.
Ao menos cinco redes de laboratórios com franquias na capital baiana declararam que estão com falta de vacinas no estoque. A Amo Vacinas, localizada no Salvador Shopping, tem fila de espera com 50 pessoas e doses reservadas para as pessoas que já tomaram a primeira. O intervalo entre as duas aplicações é de três meses. O levantamento feito pela reportagem aponta que a vacina está em falta desde janeiro em alguns laboratórios.
Além da Amo Vacinas, os laboratórios LPC Laboratório e Vacinas, Sabin Diagnósticos e Saúde, Leme e Delfin Medicina Diagnóstica não têm estoque disponível. Em nenhum deles há previsão para a volta da vacinação contra a dengue. As assessorias de imprensa foram procuradas, mas não se posicionaram sobre a falta do imunizante
*Correio da Bahia/Foto: José Cruz/Agência Brasil
Nenhum comentário