Brasil exigirá visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril
A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, com portadores de passaporte comum, serão obrigados a apresentar visto para entrar no Brasil. A medida, estabelecida pelo Decreto nº 11.875/2024, inicialmente programada para janeiro, foi adiada para abril.
O Ministério de Relações Exteriores (MRE) justificou o adiamento como necessário para concluir a implementação do sistema e evitar impactos negativos para o turismo brasileiro durante a alta temporada de viagens no início deste ano.
A exigência do visto reverte a decisão do governo anterior, que dispensou a obrigatoriedade para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses em março de 2019. O MRE ressalta que a diplomacia brasileira baseia-se na reciprocidade de ações, inclusive na exigência de vistos.
Em maio de 2023, o Japão foi retirado da lista, após um acordo bilateral. Desde então, brasileiros e japoneses estão isentos de visto para viagens de até 90 dias.
A partir de 10 de abril, os turistas desses três países deverão solicitar o visto eletrônico, conhecido como e-Visa, através do site: https://brazil.vfsevisa.com, com custo de US$ 80,90. O processo é totalmente online, dispensando a visita a consulados brasileiros. O e-Visa permite múltiplas entradas e terá validade de dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.
Os turistas devem solicitar o visto com antecedência para evitar contratempos durante a viagem. Dúvidas sobre o processo podem ser enviadas para brazilevisa@vfsglobal.com.
As novas regras se aplicam a estadias de até 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, sem ultrapassar 180 dias a cada 12 meses.
*Sociedade Online/Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil
Nenhum comentário