Bruno crava eleição de 35 vereadores da base
Ontem (1º), o prefeito Bruno Reis (União) estimou, em coletiva de imprensa, que 35 vereadores de sua base serão eleitos na Câmara Municipal de Salvador (CMS) este ano. É importante lembrar que, de acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os vereadores têm até sexta-feira desta semana, dia 5, para trocar de partido.
"Tenho certeza de que nós vamos fazer a eleição de 35 vereadores. Nós recebemos, nos últimos dias, a adesão de diversos suplentes e diversas lideranças que estavam em partidos do lado de lá, de lideranças que estão reconhecendo o trabalho de Salvador e querem contribuir para os avanços da cidade”, afirmou Bruno, logo após a assinatura da ordem de serviço para a construção da Arena Multiuso, na orla da Boca do Rio.
A expectativa de Bruno reflete o número de edis que atualmente o apoiam na Casa. Durante a mesma coletiva, o atual gestor da capital baiana também previu que poderá conquistar mais apoios assim que confirmar sua reeleição, a qual poderá ser anunciada neste mês de abril, como já havia afirmado à imprensa. “Essa semana, vamos seguir com mais novas adesões e, na medida que eu decidir se serei candidato, receberei apoios de partidos importantes”, acrescentou.
Dois vereadores da base estão encontrando resistência para mudar de partido. Um deles é Sidninho (Podemos), que deseja se filiar ao PSDB, do presidente da CMS, Carlos Muniz, mas encontra obstáculos tanto por parte dos tucanos, que não querem vereadores com mandato no ninho, quanto do Cidadania, que faz parte da mesma federação, dificultando sua mudança.
Além de Sidninho, o vereador Alexandre Aleluia (PL) também está explorando opções de partido. Ao ser questionado sobre o assunto, Bruno assegurou que está buscando as melhores soluções para garantir que seus aliados não se sintam desprestigiados, mantendo "equilíbrio e harmonia" em suas negociações com os líderes partidários.
“Não é só Sidninho e Aleluia. Existem outros vereadores que também estão na expectativa para qual partido vão disputar a reeleição, e nós estamos construindo isso, de forma, como eu disse, que haja equilíbrio, além de condições tanto para os vereadores de mandato como para quem está chegando agora e para quem já bateu na trave e quase entrou”, disse Bruno.
Bruno, na ocasião, acrescentou: “Tenho tido [conversas] de forma permanente. Essa equação já está montada. As decisões já foram tomadas e nós estamos em curso, operacionalizando. Então, isso é construção, conversa. Vamos atender as expectativas dos presidentes de partido que estão em nossa aliança e permitir que os vereadores tenham condições de disputar uma reeleição como os candidatos novos, suplentes de vereadores e líderes comunitários possam realizar o seu sonho de ser vereador”.
O prefeito anunciou ainda que a substituição dos secretários municipais que concorrerão este ano deve ser concluída até sexta. Essa mudança é necessária devido a alguns titulares das pastas, como Marcelle Moraes (União) e Luiz Carlos (Republicanos), que são vereadores de Salvador e expressaram o desejo de concorrer à reeleição este ano.
*Tribuna da Bahia/Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Nenhum comentário