Novidades


 

Cronograma do Enem 2024 Anunciado: Inscrições de 27 de Maio a 7 de Junho


O cronograma para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi revelado nesta segunda-feira, 13 de maio. As datas-chave incluem a aplicação das provas nos dias 3 e 10 de novembro, com o gabarito oficial programado para 20 de novembro. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas de 27 de maio a 7 de junho, realizadas exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição, no valor de R$85, deve ser paga entre 27 de maio e 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser feitas até 7 de junho.

O resultado inicial das solicitações de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, com um período para recursos até o dia 21. O resultado final está programado para 27 de junho.

A divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição, contendo informações cruciais sobre o exame, será feita na Página do Participante em data a ser anunciada.

O edital completo do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 13 de maio, coincidindo com a divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição.

O exame compreenderá quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. O Enem avaliará quatro áreas de conhecimento, conforme as matrizes de referência disponíveis no portal do Inep.

As provas do primeiro dia abrangem linguagens, redação, códigos, ciências humanas e suas tecnologias, enquanto o segundo dia será dedicado a ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas cada.

O Enem continua a ser a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas, além de servir como critério para programas como Fies e ProUni. Os resultados individuais também são reconhecidos por algumas universidades em Portugal, através de convênios com o Inep.




*Sociedade Online/Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nenhum comentário