Novidades


 

Fumo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, diz OMS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de um milhão é resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Uma das consequências do consumo do cigarro é o câncer de pulmão. O produto é responsável por cerca de 80% das mortes causadas por essa doença, no Brasil, segundo a Fundação do Câncer.

De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde (2019), a proporção de pessoas de 18 anos ou mais que não são fumantes e foram expostos ao tabagismo passivo quase chegou a 8% em casa e 8,4% no trabalho em ambientes fechados.

Os cigarros eletrônicos, consumidos muitas vezes sob a ideia errônea de não ter produtos cancerígenos na composição, também são prejudiciais à saúde. Benzeno e nicotina são exemplos de substâncias tóxicas presentes nos populares vapes.


Nesta sexta-feira (31) é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco.

Pensando nisso, o núcleo baiano da Sociedade Brasileira de Cardiologia promove orientações sobre os riscos do tabagismo com palestras e discussões com cardiologistas, educadores físicos, enfermeiros e nutricionistas.

Além disso, são ofertados serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e avaliação nutricional. Os interessados podem ir até o Pituba Parque Center, das 10h até as 14h30 desta sexta-feira.





*Band News FM Salvador/Foto:Freepik

Nenhum comentário