Novidades


 

Coração artificial de titânio é implantado com sucesso nos EUA

Um coração artificial de titânio foi implantado com sucesso pela primeira vez em um paciente humano com insuficiência cardíaca terminal, em um procedimento realizado no Baylor St. Luke’s Medical Center, Texas, nos Estados Unidos.

O transplante ocorreu no dia 9 de julho de 2024 e foi implantado com sucesso. A cirurgia faz parte do Estudo de Viabilidade Inicial (EFS) da FDA, a agência reguladora dos EUA. O dispositivo, conhecido como Coração Artificial Total (TAH), é uma bomba de sangue rotativa biventricular feita de titânio que substitui os dois ventrículos do coração.

O coração transplantado pode suportar as necessidades de um homem adulto ativo e se autorregula conforme o nível de atividade do paciente. Após o sucesso inicial, quatro pacientes adicionais serão inscritos no estudo.

Se os resultados forem positivos, o dispositivo poderá ser uma nova opção de tratamento para insuficiência cardíaca grave. Globalmente, apenas 6 mil transplantes cardíacos são realizados por ano, embora até 100 mil pacientes possam se beneficiar do suporte circulatório mecânico.




*Sociedade Online/Foto: Bivacor Divulgação

Nenhum comentário