Bahia mobiliza 200 promotores de justiça para fiscalização nas eleições municipais
A Bahia reforça a fiscalização nas eleições municipais deste domingo (6) com 200 promotores de Justiça mobilizados, sendo 180 no interior e 19 na capital. Desde agosto, o Ministério Público (MP) tem orientado os candidatos sobre as proibições legais, especialmente para agentes públicos, a fim de prevenir favorecimentos nas candidaturas.
Millen Castro, promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do MP-BA, destacou que os promotores estarão nas seções eleitorais para receber denúncias e garantir o exercício do voto. As atividades do MP seguirão após o dia 6, com investigações em curso para responsabilizar infratores até a diplomação.
Até a última quinta-feira (4), o MP da Bahia havia registrado 1.190 supostas irregularidades, incluindo assédio eleitoral e corrupção, resultando em 487 procedimentos, como denúncias criminais e ações.
No total, 32.877 candidatos concorrem a vagas nas Câmaras de Vereadores, com um eleitorado de 11.283.507 pessoas, sendo 52% mulheres e 48% homens, segundo o ‘Guia das Eleições 2024’ do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Aproximadamente 700 notícias de irregularidades foram arquivadas por falta de provas.
*Sociedade Online/Foto: Divulgação
Nenhum comentário