Novidades


 

Banco Central apresenta pix por aproximação; recurso chega para todos os usuários em 2025


O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, apresentaram nesta segunda-feira (4) em São Paulo o Pix por Aproximação, uma nova forma de pagamento que permite realizar transações financeiras aproximando o celular do terminal de pagamento.

O recurso utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication) e estará disponível inicialmente para usuários das carteiras digitais do Google e, em fevereiro de 2025, para todos os usuários do Pix. A solução foi desenvolvida em parceria com a Rede Itaú e poderá ser adotada por qualquer adquirente do mercado.

Para realizar um pagamento, o consumidor deve desbloquear o celular, aproximar o dispositivo da máquina de pagamento e seguir os passos indicados pela carteira. A confirmação do pagamento é feita com biometria e a mensagem do pagamento chega no celular e na maquininha. Inicialmente, apenas celulares Android terão a função. O lançamento do Pix por Aproximação faz parte do open finance, o sistema financeiro aberto, e visa simplificar a jornada de iniciação de pagamentos.




*Sociedade Online/Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nenhum comentário