Novidades


 

TSE confirma reeleição de Sheila Lemos em Vitória da Conquista



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) defere a candidatura da atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), e confirma a reeleição da gestora da cidade do sudoeste da Bahia.

Nas eleições de outubro, Sheila Lemos recebeu 116.488 votos, o equivalente a 58,83% dos votos válidos, mas não pôde ser considerada eleita por ser considerada inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)

O argumento da maioria dos desembargadores era de terceiro mandato familiar seguido, levando em conta que a mãe da atual prefeita, a ex-vice-prefeita Irma Lemos, teria assumido a prefeitura por 13 dias em dezembro de 2020, após o afastamento, por doença, do então prefeito Herzem Gusmão. Antes, Irmã Lemos esteve no cargo por 10 dias, em 2019.

A decisão do relator da ação, ministro André Ramos Tavares, reformou a decisão do TRE-BA, argumentando que o período em que Irmã Lemos esteve na função foi fora dos seis meses que antecederam as eleições de 2020 e por apenas 13 dias.

De acordo com ele, o entendimento foi de sucessão e não substituição, o que permitiria que Sheila Lemos pudesse se candidatar na atual eleição. A decisão do TSE ainda cabe recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).





*Band News FM Salvador/Foto: Divulgação

Nenhum comentário