Nutricionista dá dicas de como comer de maneira saudável neste final de ano
![]()  | 
Danilo Cerqueira/Nutricionista  | 
Natal e Réveillon se aproximando e com eles, a comilança exagerada pela maioria das pessoas. O jovem Nutricionista de Simões Filho, Danilo Cerqueira, foi o entrevistado na tarde desta quarta-feira (11), na Rádio Simões Filho FM 87.9!
Na Boa Conversa com a qualificada audiência do Programa Panorama de Notícias, ele deixou dicas de como se alimentar de maneira saudável, mesmo no período das festividades de final de ano.
Danilo destacou o quanto é complicado a questão da alimentação saudável, neste período de final de ano.
"Quando se trata de alimentação sim é um  período que a gente reúne  todos os familiares e quanto mais  pessoas mais comida vai ter então as pessoas exageram na quantidade em si, nada é proibido de comer obviamente mas a gente precisa ter aquele certo  cuidado para não ganhar uns 10 quilos a mais nesse natal. Dar para organizar todos os cardápios, todos os ingredientes, reduzindo poucos carboidratos simples, que são os açúcares refinados muita massa  e tal colocar os carboidratos mais  complexos que são os mais extraídos das raízes então assim por  consequência vai ter uma alimentação muito mais eficaz muito mais  nutritiva", explicou.
O nutricionista destacou o quanto a alimentação é primordial na vida do ser humano.
"A alimentação é primordial, então quando a gente está com sobrepeso ou chega para a obesidade  muitas pessoas procuram alguns profissionais que  não são da área e não são capacitados colocam aquela dieta pra dieta da morte  que eu falo assim pra você se restringir  de tudo na verdade é o nosso corpo ele se adapta nem todos os sentidos,
então a alimentação ela ajuda tanto para o  emagrecimento quanto pra você quer o objetivo de ganhar massa muscular e  cuidar principalmente da nossa saúde", pontuou.
Danilo destacou o quanto é complicado iniciar uma dieta em pleno final de ano.
"É difícil na verdade, exatamente porque ali você tem um  período é um período do natal, o período que você tem um leque gigantesco de diversos tipos de alimentos e dentro desses alimentos preparados em casa,  a maioria deles é muito calórico é o  que eu chamo na nutrição chama de caloria são alimentos de calorias vazias  ou seja um exemplo disso é você pegar  um pacote de salgadinho e comer ele  todo ele já tem ali praticamente  700 calorias ou seja se você pega um prato grande de feijão e arroz e um  bife gigantesco tem menor quantidade  calórica do que esse pacote de salgadinho", declarou.
A preocupação dos profissionais de nutrição com os idosos neste período de final de ano, foi destacada pelo nutricionista.
"Cuidado com pessoas que têm aquelas doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, a hipertensão que são muito mais frequentes no nosso país então na época natalina existe muitos alimentos ricos em sódios e muitos alimentos ricos em açúcares. Então esses alimentos são muito prejudiciais e são  muito mascarados pelas indústrias por exemplo é a comparação entre chester e ave supreme, ambos é o mesmo tipo de ave é uma galinha maturada que a  indústria coloca uma embalagem muito  mais bonita e você paga 80% do produto  e 20% a de salmoura e aditivos então  grande problema está dentro desses aditivos", declarou.
Danilo destacou o fato das pessoas procurarem o nutricionista, logo após as festividades.
"As vezes até nem  procura o nutricionista e aí faz aquela  dieta da sopa, dieta da lua, dieta do chá, dieta de comer manteiga, então tem isso se você quer um emagrecimento eficaz tem que procurar um profissional que seja qualificado e  esse profissional se chama nutricionista. Tenho dito que o Google ele tem a dieta de todo mundo  menos a sua, então se você precisa ter esse cuidado é para que  você não venha danificar os seus órgãos internos com o tipo de dieta né uma dieta de fases, que a gente sempre chama dieta da lua por consequentemente lá na frente você vai ter sérios danos a sua saúde e aí você pode ter uma falência múltipla dos rins  o seu pâncreas pode parar né você perde massa muscular, porque existe uma grande  diferença entre emagrecimento e perda  de peso. A perda de peso você perde massa muscular, já o emagrecimento você elimina gordura, então consequentemente lá na frente vai ter uma doença chamada  sarcopenia que é a degradação da massa muscular", afirmou.
O profissional fez questão de destacar a importância da água no processo de emagrecimento.
"A importância da água no processo de emagrecimento o nosso corpo é basicamente formado por  70% de água né então se é um e a mudança a gente precisa beber bastante  água mas existe um cálculo específico  para poder você beber água né de acordo com a quantidade do seu peso você pode  multiplicar por 0,035 né se você faz a  atividade física de alta intensidade aí  vai elevando esse patamar numérico mas tem gente que sai com a sua garrafinha  toda hora está bebendo ou então compra  aquela água que está ali exposta né ao sol está bebendo aquele microplástico  dentro da água então assim evitem comprar  essas garrafas plásticas que estão sendo vendidas nesse sol né que é de rachar aqui na Bahia", declarou.
O nutricionista pontuou que dar para conciliar a rotina com uma boa alimentação.
"Dá para conciliar é geralmente você tem  que optar por alimentos com mais fácil  acesso se você passa muito tempo sem  se alimentar e você precisa se alimentar sempre leve uma fruta dentro do da sua  mochila da sua bolsa né é cuidado com barra de cereais enganam bastante né  porque é muito calórico tem muito açúcar tem muito sódio então são coisas assim  que a gente precisa estar atento e  precisa levar a sério a reeducação  alimentar não é um mártir para a vida  da gente a reeducação alimentar serve para cuidar da nossa vida da nossa saúde se você não tiver tempo para cuidar da sua saúde hoje você vai ter que arrumar tempo para cuidar da sua doença", pontuou.
Danilo alertou sobre o consumo dos alimentos processados e ultra processados, a exemplo da salsicha do cachorro quente.
"Eu gosto particularmente do cachorro quente mas  a gente precisa realmente ter um cuidado  né porque é um produto ultra processado  é rico em sódio é rico em nitrato rico  nitrito né que é um mineral que dá aquela cor avermelhada a salsicha mas se você  passar a comer de vez em quando não vai fazer mal nenhum a sua saúde só não pode virar hábito ", alertou.
O planejamento do cardápio natalino foi pontuado pelo profissional.
"Na verdade primeiro a gente tem que planejar o cardápio, não exagerar tanto na gordura quanto no  açúcar refinado, comer ali porcionado, não deixar de comer aquilo que você gosta, fazer hidratação é muito importante. Você tem que moderar priorizar pequenas porções de alimentos  mais calóricos e evitar o exagero. Quando eu falo em hidratação, eu me refiro a água  claramente, é claro evidente a água não é  chá, não é suco o que hidrata o seu corpo  é a água, então mantém a água como a sua principal hidratação tá. Então curta o natal, aproveite a família se você está junto com sua família isso é um potencial de reeducação alimentar  porque é uma confraternização familiar  então ajuda naquele bate-papo, naquela  briga de natal que sempre acontece aquela discussãozinha, mas não deixe de  passar com sua família ou se tiver  no trabalho não exagere", destacou.
Por Ataíde Barbosa




Nenhum comentário