Novidades


 

Adab emite alerta fitossanitário do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja no Oeste da Bahia


A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) emitiu alerta fitossanitário aos sojicultores e técnicos de confirmação da ocorrência do primeiro foco de Ferrugem Asiática da Soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, na região Oeste da Bahia, relacionado ao calendário agrícola 2024/2025.

A confirmação ocorreu no último dia 10, após análise do material coletado realizada no laboratório da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (FUNDAÇÃO – BA), localizado no município de Luís Eduardo Magalhães – BA.

A praga é uma das mais severas que incidem na cultura da soja, com danos que variam de 10% a 90% nas diversas regiões geográficas onde foi relatada.

Vale ressaltar que as condições favoráveis à infecção consistem na presença de água livre sobre superfície da folha, sendo necessário no mínimo seis horas e temperaturas variando entre 15 °C e 28° C. Os sintomas podem aparecer em qualquer estádio de desenvolvimento em cotilédones, folhas e hastes.

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) executa o Projeto de Manejo da Ferrugem Asiática da Soja e amplia sua atuação numa parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) que também possui o Programa Fitossanitário da Soja.




*Sociedade Online/Foto: Divulgação / Adab

Nenhum comentário