Novidades


 

Bruno Reis anuncia inversão nos dias de Furdunço e Fuzuê para 2026


Ontem (5), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) deu uma coletiva de imprensa no Campo Grande, onde apresentou o balanço final do Carnaval de Salvador 2025. Pouco antes, o gestor municipal se reuniu com secretários e dirigentes para analisar os resultados e os serviços prestados durante a festa na capital baiana. Foram 1,2 milhão de turistas em Salvador nos dias de festa. Foram movimentados R$ 1,8 bilhão na economia local.

O prefeito soteropolitano enfatizou a inovação e a criatividade que marcaram esta edição do evento, destacando a homenagem aos 40 anos do Axé Music. “Tivemos a capacidade de sempre inovar, ser mais criativos, trazer novidades. A abertura aqui para homenagear os 40 carnavais do Axé Music foi um dia extraordinário. Naquele dia, inclusive, alcançamos também a marca histórica: foi a abertura de Carnaval que teve mais gente aqui no circuito do Campo Grande do que lá na Barra-Ondina”, afirmou.

O prefeito detalhou ainda os números dessa edição do Carnaval. Segundo ele, das 1.124 atrações contratadas, que somaram mais de 2.630 horas de música, cerca de 600 se apresentaram no Campo Grande, 100 a mais do que no ano anterior. “A programação começou desde o sábado, que, tradicionalmente, ocorria a partir de domingo, que era quando esse circuito ganhava uma força maior. E, com isso, conseguimos, de uma vez por todas, sepultar a pergunta de vocês, que eu ouvia muito em 2020: ‘qual o destino do Carnaval do Centro?’. Essa pergunta sobre qual seria o destino daqui acabou”, completou.

Segundo o prefeito, são gerados cerca de 250 mil empregos durante o Carnaval. “Todo mundo trabalhou, ganhou seu dinheirinho. Tem muita gente que ganha seu dinheiro agora e vai viver o ano todo com isso”, lembrou.

Mudanças

Bruno Reis aproveitou a coletiva para anunciar as primeiras medidas já pensando nas melhorias para o Carnaval de 2026. Durante a conversa com a imprensa, o prefeito revelou que irá inverter os dias do Fuzuê (sábado) e o Furdunço (domingo) no período de pré-Carnaval.

Em sua avaliação, o Furdunço se tornou o maior dia do Carnaval de Salvador em termos de atrações, que alcançaram 60 nesta edição. Devido ao crescimento do evento, o prefeito decidiu antecipar a festa para o sábado, permitindo que os participantes descansassem no domingo, quando muitas pessoas têm folga do trabalho.

“60 atrações é o dobro do que tem num dia normal de Carnaval. Então o Furdunço acaba sendo o maior dia do Carnaval de atrações. O fato é que o Furdunço cresceu. Então é uma demanda das pessoas. Chegavam para mim: ‘Prefeito, segunda a gente tem que trabalhar, porque não faz no sábado para domingo, geralmente a maioria das pessoas descansam, para a gente poder descansar'. Então isso é ouvir nas pessoas. Essa decisão já está tomada”, disse Bruno Reis.




*Tribuna da Bahia/Foto: Daniela Gonzalez

Nenhum comentário