Jerônimo Rodrigues pede mais ‘maturidade’ entre prefeitura e Estado para o Carnaval
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), durante o balanço do Carnaval 2025, realizado nesta quarta-feira de cinzas (5), afirmou que é preciso mais “maturidade” na articulação entre Estado e Prefeitura, além de maior atenção aos ambulantes e reforço na integração entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Federal.
“Acho que um cuidado necessário é a articulação entre o Estado e a Prefeitura. Ela precisa acontecer com mais maturidade. Vocês me viram ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) na entrega das chaves para o Rei Momo. Naquele momento, não era o governador Jerônimo nem o prefeito Bruno, mas sim o Estado e o município demonstrando à Bahia, ao Brasil e ao mundo que o Carnaval tem uma programação unificada para atender comerciantes, vendedores, foliões e artistas”, pontuou o chefe do Executivo estadual durante coletiva de imprensa no Camarote da Polícia Militar.
Sobre a relação entre os poderes municipal e estadual, Jerônimo destacou que a Prefeitura de Salvador deve assumir um papel “mais firme” na atenção aos cordeiros, ambulantes e catadores. “Esses trabalhadores são fundamentais para a realização do Carnaval. Sem os ambulantes vendendo água, cerveja e alimentos, a festa não aconteceria da mesma forma. Esse é um aprendizado que devemos levar adiante para outros municípios”, afirmou o governador.
Segundo o gestor estadual, houve, neste ano, redução de acidentes e mortes nas estradas durante o Carnaval. “Outro ponto importante é o balanço que fazemos diariamente sobre a articulação e integração entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Federal, que também atuou nas estradas. Precisamos continuar atuando para proteger vidas e garantir a tranquilidade”, prometeu.
Ao tratar da questão dos trabalhadores da festa, Jerônimo afirmou que o Estado forneceu alimentação adequada para aqueles que solicitaram apoio durante a semana. “Não fornecemos comida para ser armazenada nas barracas, evitando riscos de deterioração, mas disponibilizamos refeições de qualidade, kits de lanche balanceados, espaços para descanso, banheiros, massagens e acompanhamento psicológico”, garantiu.
“Os bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e todos os órgãos envolvidos trabalharam em conjunto. A articulação com a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça e órgãos federais nos dá segurança na implementação dessas medidas. Espero que, em 2026, possamos nos preparar ainda melhor”, concluiu o governador.
*Bahia.ba/Foto: Jorge Jesus/ bahia.ba
Nenhum comentário