Novidades


 

2025 começou com alta nos pedidos de demissão


2025 começou com alta nos pedidos de demissão. Levantamento feito com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e divulgados pelo jornal O Globo, revela que 38% dos desligamentos em janeiro deste ano foram a pedido do trabalhador.

Dá para falar, portanto, que 4 de cada 10 demissões em janeiro de 2025 foram a pedido do trabalhador.

Os registros oficiais mostram que os pedidos de demissão espontânea costumam acompanhar os movimentos de melhora e de piora do mercado de trabalho.

Quanto maior o número de vagas criadas, maior também a quantidade de pedidos de demissão.

Em 2013 e 2014, para comparação, anos em que o Brasil tinha taxas baixas de desemprego, semelhantes às atuais, essa parcela oscilou entre 29% e 30%.

De acordo com analistas, a alta nos pedidos de demissão indica que o trabalhador brasileiro está mudando sua relação com o trabalho, buscando jornada mais flexível e melhor remuneração.

Uma outra constatação é que quanto mais jovem o trabalhador, mais a facilidade de deixar o emprego atual em busca de melhores oportunidades.

Para se ter uma ideia, os pedidos de demissão chegam a 42% entre pessoas de 17 a 24 anos e 40% entre mulheres e trabalhadores do comércio, setor onde predominam a escala 6x1 e os salários não tão atrativos.




*Agência Rádio 2/Foto: Portal Morada

Nenhum comentário