Jerônimo diz desconhecer investigação do MPF para apurar impactos da Ponte Salvador-Itaparica
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta segunda-feira (28) que ainda não teve acesso aos detalhes do inquérito instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar possíveis impactos ambientais causados pela construção da Ponte Salvador-Itaparica. Questionado se a investigação poderia atrasar o andamento do projeto, o petista garantiu que “nenhuma notificação” chegou até ele.
Apesar disso, Jerônimo assegurou que o projeto é desenvolvido com atenção especial às questões ambientais. “Quem mais tem responsabilidade com o meio ambiente somos nós. Quem mais quer ver um projeto redondo somos nós. Não vamos fazer nada que maltrate o meio ambiente”, declarou durante evento no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Inquérito do MPF
A investigação foi aberta pela procuradora da República Vanessa Gomes Previtera, conforme portaria assinada na última quarta-feira (23). Em nota, a Concessionária Ponte Salvador – Ilha de Itaparica informou que já solicitou cópia dos autos ao MPF, mas ainda não recebeu resposta. A empresa afirmou que permanece à disposição para prestar esclarecimentos.
Obras da ponte
O governo estadual anunciou, no início de abril, a conclusão da investigação do solo para a construção da ponte. Com essa etapa finalizada, os próximos passos são a elaboração do projeto de fundações e a mobilização dos canteiros de obras — porém, ainda sem prazos definidos.
A sondagem começou em terra firme, no município de Vera Cruz, avançou para áreas de águas rasas, de até 10 metros de profundidade, e chegou ao canal central, onde atingiu 67 metros sob a superfície. Foram realizados 105 furos ao longo do traçado, com análise das amostras em um laboratório montado no canteiro de apoio.
*Bahia.ba/Foto: Rodrigues Fernandes/bahia.ba
Nenhum comentário