Novidades


 

Vai viajar? Veja hábitos na Itália que são estranhos para brasileiros


Cada país tem características únicas e mesmo dentro dos limites da fronteira, povoados e comunidades nutrem costumes diversos. Até entre o Brasil e a Itália, países que compartilham semelhanças pela grande migração de italianos, não é difícil encontrar diferenças culturais bem inusitadas sendo um brasileiro no país europeu.

Com alguns hábitos particulares, os italianos tem sua forma própria de viver o cotidiano, se relacionar e até comer. O CORREIO reuniu algumas peculiaridades relatadas por brasileiros que foram à Itália.


Confira:


1) A pizza é individual

Ao pensar na Itália logo vem uma pizza à mente, mas a iguaria que conhecemos no Brasil é bem diferente no país europeu. O prato, original da cidade de Nápoles, se difundiu fortemente no Brasil com uma única pizza dividida em fatias, sendo consumida por mais de uma pessoa em um restaurante. Porém, na Itália, a pizza é um prato individual na maioria dos estabelecimentos. Lá, cada pessoa pede uma pizza para si mesmo que é trazida ocupando um único prato, como uma “brotinho”.


2) Nada de tênis e legging pela rua

No Brasil é comum ver pessoas passando já prontas para o dia de treino, ou então voltando suadas do "cardio" com tênis de academia e calça legging. No entanto, na Itália, isso não é bem visto. O costume é sempre levar um tênis para trocar ao sair da academia e também uma troca de roupa. Mostrar que o treino está “pago” parece não importar muito por lá.


3) Sair na rua de cabelo molhado não cai bem

Na mesma linha, sair de cabelo molhado nas ruas também não pega bem para os italianos. O costume pode demonstrar desleixo ou até mesmo ser repreendido, alertando que a pessoa pode pegar um resfriado.


4) Não chegar e logo sentar à mesa

Ao chegar em um restaurante na Itália não é indicado logo escolher sua mesa e já sentar-se para aguardar o garçom. Lá no país europeu, mesmo tendo lugar vago no estabelecimento, costuma-se ir a recepção e informar o número de pessoas, para então ser direcionado a mesa que vai consumir.



4) Café da Manhã não é salgado

Diferente dos brasileiros, os italianos não costumam consumir pães e quitutes salgados na primeira refeição do dia. Geralmente, o desjejum do italiano é composto de café preto ou cappuccino acompanhado de um cornetto (croissant) com geleia (marmelatta). Pão com ovo não é a moda por lá.


5) Cappuccino após o almoço: não!

Famosa bebida italiana, o cappuccino não é consumido costumeiramente a qualquer hora do dia. Cappuccino só no desjejum ou seja no café da manhã. A consultora de italiano Marcela Oliveira disse nas suas redes sociais que é praticamente um sacrilégio tomar cappuccino após o almoço. Segundo ela, italianos chegam a arregalar os olhos quando um turista pede cappuccino após as refeições.




*Correio da Bahia/Foto: Shutterstock

Nenhum comentário