Novidades


 

Gripe Aviária no Brasil: Entenda os riscos e como identificar sintomas em aves e pessoas


A gripe aviária é uma doença viral contagiosa que afeta principalmente espécies de aves produtoras de alimentos, estimação e selvagens. O vírus da influenza também pode afetar mamíferos, incluindo os seres humanos. O primeiro caso da gripe aviária no Brasil foi identificado na última quinta-feira (15) em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

O governo do estado do Rio Grande do Sul, decretou estado de emergência em saúde animal, com o objetivo de controlar o foco da gripe aviária. O decreto terá vigência por 60 dias e valerá em 12 municípios.

Quais os riscos da gripe aviária para os humanos?

O risco de transmissão para seres humanos é baixo e não se tem ocorrência de humanos que contraíram a doença consumindo ovos ou carnes dos animais infectados. De acordo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), os riscos de infecção são para os profissionais com contato intenso com as aves infectadas, estando vivas ou mortas. A transmissão de pessoa para pessoa ainda não foi identificada. Porém, é necessário medidas sanitárias eficientes, uma vez o vírus pode sofrer mutações.

Como identificar gripe aviária nos seres humanos?

Em humanos a gripe aviária tem os mesmos sintomas de uma gripe comum, como febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça e mal-estar geral. Em casos mais graves, pode ocorrer Síndrome Respiratória Aguda Grave, falência de múltiplos órgãos e, até mesmo, morte.


Como identificar a gripe aviária em aves?

A gripe aviária pode causar diversos sintomas, entre eles, dificuldade respiratória, espirros, incoordenação motora, torcicolo, alta mortalidade em aves domésticas ou silvestres. Na identificação desses sintomas é necessário entrar em contato com a inspeção ou Escritório de Defesa Agropecuária da sua cidade ou notifique pelo WhatsApp: (51) 98445-2033 ou através do E-mail: notifica@agricultura.rs.gov.br




*Sociedade Online/Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nenhum comentário