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Proximidade do São João acende alerta sobre abandono das BRs 324 e 116


A partir de amanhã, 15 de maio, algumas das principais rodovias da Bahia — entre elas a BR-324 e a BR-116 — deixam oficialmente de ser administradas pela concessionária ViaBahia e passam à responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A mudança de gestão, no entanto, ocorre em meio a um cenário crítico: buracos, desníveis, má sinalização, trechos sem acostamento e pavimento desgastado tornam a travessia perigosa, especialmente com o aumento expressivo do tráfego às vésperas do São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. Em nota, o DNIT prometeu iniciar intervenções emergenciais nos próximos dias, mas até o momento motoristas enfrentam as estradas em condições alarmantes.

Com a transição, a cobrança de pedágio será suspensa enquanto o DNIT assume a administração. Os riscos, porém, permanecem. Só na BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana, o tráfego diário chega a 245 mil veículos. A expectativa é de que o fluxo nas estradas federais quadruplique entre junho e julho, com milhares de pessoas se deslocando para cidades onde os festejos juninos são mais intensos, como Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa.

As BRs 324 e 116 têm importância estratégica para a Bahia, pois conectam a capital e o interior a centenas de municípios em todas as regiões do estado. São rotas essenciais para o transporte de cargas, deslocamento de passageiros, abastecimento de Salvador e ligação com os polos industriais de Candeias e Camaçari. A BR-116, em especial, interliga a Bahia a outros estados, servindo como corredor logístico fundamental para mercadorias, produtos agrícolas e combustíveis — o que explica o altíssimo fluxo de veículos pesados e leves que circulam diariamente por essas rodovias.

Diante da precariedade, espera-se que as vias passem por reformas urgentes. “A gente dirige no escuro, sem saber o que nos espera a cada curva. Quem utiliza muito a rodovia vive com o coração na mão, rezando para conseguir viajar com segurança”, desabafa o caminhoneiro José Antônio Gonzaga, que há mais de três décadas percorre semanalmente a BR-324. Segundo ele, buracos encobertos pela chuva, trechos sem iluminação e abandono da estrutura são causas frequentes de acidentes.

Embora o fim do contrato com a ViaBahia represente uma resposta a anos de denúncias sobre o descaso da concessionária, a ausência de um plano emergencial efetivo preocupa motoristas, autoridades e especialistas, que compartilham a sensação de abandono.

A reportagem percorreu trechos da BR-324 e constatou o extremo estado de deterioração: buracos profundos, acostamentos invadidos pelo mato ou destruídos pelas crateras, iluminação desligada e obras inacabadas compõem o cenário. Nos postos de combustíveis ao longo da estrada, caminhoneiros relatam prejuízos com pneus estourados e suspensão danificada, enquanto moradores de áreas próximas vivem com medo constante de acidentes. Até agora, a mudança de comando não trouxe melhorias visíveis.

“O pior trecho é quando se aproxima de Águas Claras. Na altura do pedágio melhora um pouco, mas cem metros depois volta a bagunça. As pistas estão sempre sujas de óleo, o que provoca várias derrapagens”, relata o mototaxista Italo Souza, que trabalha num ponto na passarela da rodovia, sentido Feira de Santana.

DNIT responde — Em resposta à Tribuna da Bahia, o DNIT informou que pretende eliminar os buracos da BR-324 e da BR-116 antes do São João, além de melhorar o pavimento em diversos trechos. A partir desta quinta, o órgão assume dois contratos de manutenção na BR-324 e cinco na BR-116, totalizando sete frentes de atuação.

“Serão realizados serviços de tapa-buracos, microrrevestimento, fresagem com capa de CBUQ, roçagem, limpeza dos dispositivos de drenagem e sinalização horizontal e vertical. Além da manutenção, a autarquia garantirá a operação das rodovias, com guinchos, ambulâncias, recolhimento de animais, controle de velocidade e monitoramento eletrônico”, informou o órgão.A nova gestão também passa a abranger as rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 (Estrada do Derba).

Seinfra - Já a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou, por meio de nota, que vem acompanhando de forma ativa as ações voltadas ao reestabelecimento da concessão das rodovias BRs 324 e 116 Sul (Salvador / Feira de Santana / Divisa BA-MG), que estão sob a responsabilidade do DNIT. “Inclusive, uma reunião no início deste mês de maio foi feita com a presença de representantes da Seinfra e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar de temas, como os cronogramas relacionados ao Leilão e de execução das diversas etapas da melhoria das vias pela futura concessionária”, diz trecho.

Sobre a “Operação São João”, a Seinfra realiza ações de manutenção em mais de 2,1 mil km de rodovias estaduais e já antecipou os serviços de reparos emergenciais em decorrência das chuvas que atingem o estado desde o início do mês corrente. O objetivo é melhorar a trafegabilidade dos trechos para o período junino.





*Tribuna da Bahia/Foto: Hieros Vasconcelos

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