Defesa de Carla Zambelli prepara documento para tentar barrar processo de cassação na Câmara
A defesa da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) está finalizando um documento por escrito que será apresentado à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O objetivo é tentar barrar o avanço do processo que pode culminar na cassação do seu mandato parlamentar.
Zambelli, atualmente foragida na Itália, foi oficialmente notificada nesta semana sobre o andamento do processo disciplinar em curso. A partir da notificação, seu prazo para apresentação da defesa é de cinco sessões da comissão. Na sequência, o relator do caso, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), terá igual prazo para elaborar e apresentar seu parecer, que poderá recomendar ou não a perda do mandato da parlamentar.
Com o recesso parlamentar previsto para iniciar em julho, a expectativa é de que a votação do parecer na CCJ ocorra apenas em agosto. Após essa etapa, o processo segue para o plenário da Câmara, onde todos os deputados decidirão, em votação aberta, o destino político de Zambelli.
O processo foi instaurado com base em diversas denúncias envolvendo a parlamentar, incluindo investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A situação se agravou após Zambelli deixar o país sem autorização judicial e ser considerada foragida pelas autoridades brasileiras, o que aumentou a pressão sobre a Câmara dos Deputados para dar uma resposta institucional.
Nos bastidores do Congresso, a ausência da deputada em território nacional e sua condição de foragida são vistas como fatores que podem pesar na decisão dos parlamentares, principalmente diante da repercussão pública do caso e do desgaste político que ele vem provocando.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Nenhum comentário