Dia dos Namorados deve impulsionar comércio de Salvador com expectativa de crescimento de 5%
A chegada do Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, tem movimentado o comércio em Salvador, especialmente neste ano, em que a data cai nesta quinta-feira. A combinação de um dia útil com a proximidade do final de semana tem gerado otimismo entre lojistas e empresários, que esperam um crescimento de aproximadamente 5% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), a data é considerada uma das mais importantes para o varejo no primeiro semestre, ficando atrás apenas do Dia das Mães e do Natal. A expectativa é de que os setores de vestuário, perfumaria, joalheria, eletrônicos e floriculturas sejam os mais beneficiados com o aumento da demanda.
Além dos tradicionais presentes, os serviços também devem registrar um aumento significativo na procura. Restaurantes, bares, hotéis e motéis da capital baiana já percebem um crescimento nas reservas. Estabelecimentos localizados em áreas turísticas como Rio Vermelho, Barra e Pituba vêm se preparando com cardápios especiais e decoração temática para atrair os casais.
“Estamos apostando em experiências diferenciadas, com menus exclusivos e música ao vivo. O Dia dos Namorados é uma data afetiva e isso se reflete no consumo. As pessoas querem surpreender”, comenta Juliana Barreto, gerente de um restaurante na orla da cidade.
Para impulsionar as vendas, shoppings e centros comerciais estão investindo em promoções e ações especiais. Sorteios de viagens, brindes e descontos progressivos têm sido algumas das estratégias para atrair o público. A internet também se tornou um canal importante, com muitos consumidores optando por compras online e retirada no local, ou entrega em domicílio.
O comércio informal, que é expressivo em Salvador, também se beneficia da data. Vendedores ambulantes e feirantes preparam kits com flores, bombons e lembrancinhas personalizadas, buscando atender àqueles que procuram opções mais acessíveis.
A economista Carla Souza, consultora da Fecomércio-BA, explica que o comportamento de consumo neste período é impulsionado pelo desejo de demonstrar afeto. “Mesmo em momentos de instabilidade econômica, as pessoas tendem a reservar uma parte do orçamento para agradar seus parceiros. Isso garante uma movimentação importante no setor de comércio e serviços.”
Com o clima favorável e a antecipação de promoções, o Dia dos Namorados de 2025 promete ser mais um impulsionador da economia local, movimentando diversos segmentos e fortalecendo o vínculo emocional entre casais – e entre consumidores e o comércio da capital baiana.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Nenhum comentário