Camaçari Está Entre as Mais Violentas do País, Mas Prefeito Destaca Avanços no Combate ao Crime
Apesar de figurar entre as cidades mais violentas do Brasil, ocupando o quarto lugar no ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, começa a registrar sinais de melhora nos indicadores criminais. Em entrevista concedida ao Jornal da Cidade nesta sexta-feira (25), o prefeito Luiz Carlos Caetano ressaltou uma redução de 16,3% nos homicídios no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o gestor, essa queda é resultado de uma série de ações integradas que vão além da repressão policial. “Segurança Pública também é simbologia. Colocamos policiais em pontos estratégicos, reativamos rondas noturnas, iniciamos um diálogo mais próximo com a população e passamos a mapear as manchas de violência na cidade”, afirmou Caetano. Ele defende que o combate à criminalidade não pode ser feito de forma isolada, mas deve envolver todos os entes federativos e a sociedade civil.
Nesse esforço conjunto, o governo do Estado tem desempenhado um papel importante com a implantação do programa Bahia pela Paz, que busca envolver jovens em situação de vulnerabilidade social em ações educativas e culturais. A atuação articulada com o Ministério Público e as polícias Civil e Militar também tem sido fundamental, segundo o prefeito.
“A solução não é apenas colocar viaturas na rua. É preciso criar uma ambiência de segurança, com ações sociais, educação, oportunidades e a presença do poder público nos bairros”, pontuou. Para Caetano, os dados do anuário não devem ser ignorados, mas sim servir como ponto de partida para redobrar os esforços e avançar em políticas públicas que garantam um futuro mais seguro para todos os moradores de Camaçari.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Metropress/Tais Lisboa
Nenhum comentário