Novidades


 

EUA anunciam tarifa de 50% sobre importações brasileiras; café, frutas e carnes estão entre os produtos afetados


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (30) uma nova tarifa de importação de 50% sobre diversos produtos brasileiros. A medida foi oficializada por meio de uma Ordem Executiva assinada pelo presidente Donald Trump, com entrada em vigor prevista para o próximo dia 6 de agosto.

Apesar do impacto, a decisão excluiu 694 produtos, que ficaram de fora do aumento tarifário. Entre os itens preservados estão suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes, aeronaves civis e seus componentes, além de polpa de madeira, celulose, metais preciosos, e produtos energéticos.

Por outro lado, setores relevantes da economia brasileira serão diretamente afetados. Produtos como café, frutas e carnes não foram incluídos nas exceções e, portanto, passarão a ser taxados com a tarifa de 50%, o que pode reduzir a competitividade desses itens no mercado norte-americano.

A lista completa dos produtos isentos da nova tarifa está disponível no Anexo I da Ordem Executiva, publicada no site oficial da Casa Branca.

A decisão deve gerar repercussão no comércio bilateral e acender o sinal de alerta em setores do agronegócio brasileiro, que dependem fortemente das exportações para os Estados Unidos.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Ari Dias/Governo do Paraná

Nenhum comentário