Novidades


 

Mais de 30 mil jovens brasileiras se alistam voluntariamente nas Forças Armadas em ano inédito


Pela primeira vez na história, jovens brasileiras de 18 anos — ou que completam essa idade em 2025 — puderam se alistar voluntariamente para o serviço militar. E a adesão surpreendeu: mais de 33 mil candidatas se apresentaram para ingressar nas Forças Armadas.

Segundo dados do Ministério da Defesa, foram exatamente 33.721 inscrições de mulheres interessadas em servir no Exército, na Marinha ou na Aeronáutica. O número é 23 vezes superior à quantidade de vagas disponíveis, que somam apenas 1.465 em todo o país.

As oportunidades estão distribuídas em 29 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. O Exército oferece 1.010 vagas, a Aeronáutica 300 e a Marinha 155.

O estado com maior número de candidatas foi o Rio de Janeiro, com 8.102 inscrições — cerca de um quarto do total. Em seguida aparecem São Paulo, Distrito Federal, Amazonas e Pará.

O alistamento feminino, diferente do masculino, é facultativo. Ainda assim, o alto número de jovens interessadas chamou a atenção do Ministério da Defesa. O processo seletivo terá diversas etapas, e as aprovadas iniciarão o serviço militar obrigatório em 2026.

Já entre os homens, o alistamento permanece obrigatório. Em 2025, mais de um milhão de jovens do sexo masculino se apresentaram às Forças Armadas, como determina a legislação brasileira.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Divulgação/Exercito

Nenhum comentário