Mais uma morte por botulismo é registrada na Itália após consumo de sanduíche de brócolis
A Itália registrou mais um caso fatal de botulismo relacionado ao consumo de sanduíches de brócolis vendidos em food trucks. A vítima, Tamara D’Acunto, de 45 anos, foi levada às pressas a um hospital no sudoeste do país, mas não resistiu à intoxicação. O incidente ocorre poucos dias após a morte do músico Luigi Di Sarno, de 52 anos, que também havia ingerido um sanduíche de brócolis, desta vez combinado com linguiça, na região de Diamante, província de Cosenza.
Além das duas mortes, outras 14 pessoas, incluindo dois adolescentes, foram hospitalizadas após apresentar sintomas de intoxicação alimentar entre 24 e 48 horas após consumir os sanduíches.
As autoridades italianas investigam nove pessoas, entre elas o dono do food truck, três funcionários da empresa que fabricou os sanduíches e cinco médicos de hospitais próximos a Cosenza. Os profissionais de saúde são suspeitos de não terem realizado diagnósticos com a rapidez necessária.
Segundo o Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara e não contagiosa, causada pela toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A contaminação pode ocorrer por ferimentos infectados ou pela ingestão de alimentos mal conservados ou processados de forma inadequada. A doença pode levar à paralisia da musculatura respiratória e, em casos graves, à morte.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nenhum comentário