No Dia dos Pais, Gilberto Gil fala pela primeira vez sobre a perda de Preta Gil
Neste domingo (10), Dia dos Pais, Gilberto Gil abriu o coração e, em entrevista ao Fantástico (TV Globo), falou publicamente pela primeira vez sobre a morte da filha, Preta Gil, ocorrida em julho. Visivelmente emocionado, o cantor relembrou momentos marcantes e refletiu sobre a força que a artista demonstrou durante os quase três anos de luta contra o câncer.
"Estamos tristes, naturalmente tristes, ainda tendo que nos acostumar com a falta", disse Gil, descrevendo Preta como intensa, amorosa e cheia de vida, mas que já enfrentava um longo sofrimento. Ele recordou o apoio recebido no velório, em 25 de julho, e comparou a dor à perda do filho Pedro, em 1990. “Às vezes, os velhos acham que os filhos vão enterrá-los, mas às vezes não.”
Preta, que compartilhou abertamente sua batalha contra a doença, se tornou referência de coragem e autenticidade, defendendo valores que, segundo Gil, “nos indicam direções e escolhas a serem feitas”. Nos últimos meses, buscou tratamentos alternativos nos Estados Unidos, sempre mantendo o otimismo.
O último encontro de pai e filha nos palcos aconteceu em abril, quando cantaram juntos Drão, música escrita para a mãe dela. “Foi a última vez que ela esteve no palco, com uma saúde espiritual muito forte”, relembrou Gil.
Atendendo a um pedido da filha, o cantor anunciou que retomará a turnê interrompida após a perda. A primeira apresentação será em Porto Alegre, no dia 6 de setembro, seguida por shows em várias capitais e encerramento em Salvador, em 20 de dezembro. Gil também participará de um cruzeiro musical no fim do ano, celebrando o Tempo Rei.
Para o artista, a presença de Preta seguirá viva em cada apresentação. “Ela dizia: ‘Vai cantar, vai pai!’. Então, voltar aos palcos é também respeitar esse lado profundo da personalidade dela.”
Por Ataíde Barbosa/Foto: Reprodução
Nenhum comentário