Justiça italiana dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli, diz AGU
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente detida no país europeu. A manifestação reforça o pedido do governo brasileiro para que a parlamentar seja devolvida ao Brasil e cumpra as determinações da Justiça.
Zambelli foi presa de forma cautelar por decisão da Corte de Apelação de Roma, que considerou haver risco concreto de fuga. A AGU acompanha o processo e atua para garantir que o procedimento de extradição ocorra de acordo com os tratados internacionais e com as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
A deputada deixou o Brasil logo após o STF decretar sua prisão preventiva, determinada no âmbito de investigações sobre falsidade ideológica e invasão de sistemas eletrônicos públicos. Em junho, ela foi condenada pela Suprema Corte a 10 anos de prisão pelos crimes de falsidade ideológica e invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O parecer do Ministério Público italiano será analisado pela Corte de Apelação de Roma, responsável por decidir se autoriza ou não a extradição. Caso o tribunal confirme o entendimento favorável, o processo seguirá para o governo italiano, que tem a palavra final sobre o retorno de Zambelli ao Brasil.
Até o momento, nem a defesa da parlamentar nem as autoridades italianas comentaram oficialmente o caso.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados




Nenhum comentário