Novidades


 

Megaoperação no Alemão e na Penha é a mais letal da história do Rio de Janeiro


A megaoperação policial deflagrada nesta terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, já é considerada a mais letal da história do estado, de acordo com o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni/UFF).

Até o momento, 64 mortes foram confirmadas — 60 suspeitos e 4 policiais (dois agentes civis e dois integrantes do Bope). A ação segue em andamento, e as autoridades admitem que o número de vítimas ainda pode aumentar.

O principal objetivo da operação é conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e capturar lideranças da facção com atuação tanto no Rio quanto em outros estados. Segundo o governo fluminense, estão sendo cumpridos 100 mandados de prisão, dos quais 30 em outros estados, especialmente no Pará, onde parte dos chefes do grupo estaria escondida.

As forças de segurança afirmam que esta é a maior operação em 15 anos. 

Até o último balanço, 81 pessoas haviam sido presas.

Operações mais letais do Rio de Janeiro


Alemão e Penha (28/10/2025) – 64 mortos


Jacarezinho (05/2021) – 28 mortos


Penha (05/2022) – 23 mortos


Alemão (06/2007) – 19 mortos


Alemão (07/2022) – 17 mortos

Com o registro desta terça-feira, o Rio de Janeiro volta a enfrentar um dos episódios mais violentos de sua história recente, reacendendo o debate sobre a letalidade policial e a eficácia das operações de grande escala no combate ao crime organizado.




Por Ataíde Barbosa/Foto:Fernando Frazão/Agência Brasil

Nenhum comentário