Novidades


 

Prefeitura inicia requalificação dos Planos Inclinados de Salvador pelo Gonçalves


A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), iniciou nesta segunda-feira (27) um cronograma de intervenções estruturais nos Planos Inclinados da capital. O objetivo é modernizar os equipamentos e garantir mais conforto e segurança para os usuários.

A primeira etapa das obras acontece no Plano Inclinado Gonçalves, que conecta o Comércio ao Pelourinho. O equipamento terá suas atividades temporariamente suspensas enquanto passa por uma ampla requalificação. Entre as melhorias previstas estão a substituição de componentes mecânicos, nova pintura das cabines e a troca dos gradis de proteção. A previsão é que o funcionamento seja retomado até o fim de novembro, totalmente revitalizado.

Durante o período de interdição, os passageiros poderão utilizar o Elevador Lacerda e o Elevador do Taboão como alternativas de deslocamento entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, essa é uma das mais completas intervenções já realizadas nos Planos Inclinados.

“Estamos promovendo uma requalificação estrutural de grande porte, para assegurar que esses equipamentos — tão importantes na rotina da população — ofereçam mais segurança, eficiência e conforto aos usuários”, afirmou.

O titular da Semob também destacou o impacto das obras no fortalecimento do turismo. 

Ele lembrou a recente requalificação do Elevador Lacerda, entregue em fevereiro deste ano, como exemplo de investimento que une mobilidade e valorização do patrimônio histórico.

“O Lacerda é um ícone mundial e símbolo da nossa cidade. Queremos que os visitantes conheçam também os outros ascensores, que contam parte da história de Salvador e do desenvolvimento urbano ao longo dos séculos”, completou Souza.

Após a conclusão das obras no Gonçalves, a Semob seguirá com o mesmo padrão de requalificação nos Planos Inclinados Pilar e Liberdade-Calçada, ampliando o programa de modernização dos tradicionais meios de transporte da capital baiana.




Por Ataíde Barbosa/Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Nenhum comentário