Receita Federal apreende 9,5 mil comprimidos de Cytotec no Aeroporto de Salvador
A Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira (30), 9,5 mil comprimidos de Cytotec durante fiscalização no Aeroporto Internacional de Salvador. O medicamento, que contém misoprostol – substância de uso controlado no Brasil e indicada apenas em ambiente hospitalar – estava na bagagem de uma passageira de 70 anos, natural de Alagoinhas, que desembarcava do voo TAP 29, vindo de Lisboa.
A apreensão só foi possível graças ao Sistema de Reconhecimento Facial, que selecionou a bagagem para vistoria. Na inspeção por imagem, os agentes localizaram os comprimidos escondidos entre os pertences. O Cytotec, quando comercializado de forma clandestina, é frequentemente utilizado como indutor de aborto, prática que, fora dos protocolos médicos autorizados, representa risco à saúde e é considerada infração penal e sanitária.
“O transporte e a venda irregular desse medicamento colocam em risco a saúde pública e configuram crime”, informou a Receita em nota.
Outras apreensões na mesma semana
Além do carregamento de Cytotec, a Receita também registrou outra ocorrência grave no aeroporto da capital baiana. Em operação realizada dias antes, foram encontrados 8,7 quilos de haxixe no fundo falso da mala de uma passageira de 26 anos, também vinda de Lisboa, cujo destino final seria Florianópolis (SC).
Fiscalização intensificada
As duas apreensões reforçam o papel estratégico da Receita Federal no combate ao contrabando de drogas e medicamentos ilegais em pontos de entrada no país. Em Salvador, operações de inteligência vêm combinando tecnologia de reconhecimento facial, scanners de bagagem e cruzamento de informações de passageiros para coibir o tráfico e a entrada de produtos proibidos.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Reprodução/Redes sociais




Nenhum comentário