STF confirma condenação e mantém execução de pena contra a deputada Carla Zambelli
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o trânsito em julgado da condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com uso de arma. A decisão torna a sentença definitiva, sem possibilidade de novos recursos, e permite a execução imediata da pena.
A condenação, imposta em agosto deste ano, fixou pena de 5 anos e 3 meses de prisão. O caso se refere a um episódio ocorrido em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, quando Zambelli perseguiu um homem armada pelas ruas de São Paulo, após uma discussão política.
Essa é a segunda condenação da parlamentar no Supremo. Em outro processo, ela foi sentenciada a 10 anos de prisão por envolvimento em invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alteração de documentos oficiais.
Após a primeira condenação, Zambelli deixou o país e foi presa na Itália, onde aguarda o desfecho do processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro. A decisão final sobre o retorno da deputada ao Brasil depende agora da análise da Justiça italiana e do Ministério da Justiça daquele país.
Com o trânsito em julgado, o STF deve determinar nas próximas semanas os procedimentos para o cumprimento da pena, que poderá ocorrer assim que o pedido de extradição for aceito.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Marcos Corrêa/PR
 




Nenhum comentário