Tremor de terra de magnitude 4,2 é registrado em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia
Um tremor de terra de magnitude 4,2 foi registrado na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, na última terça-feira (14). O abalo sísmico foi detectado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com os especialistas, o evento foi considerado de intensidade moderada. Embora tremores dessa magnitude sejam incomuns no Brasil, eles podem ser sentidos em áreas mais amplas do que os abalos de menor intensidade, mais frequentes no país.
Moradores relataram vibrações perceptíveis em paredes, janelas e móveis. Cidades vizinhas, como Taguatinga, também sentiram os reflexos do tremor. Apesar do susto, não houve registro de feridos ou danos estruturais até o momento.
Segundo a RSBR, o fenômeno tem origem natural e está relacionado às tensões acumuladas na crosta terrestre, características de algumas regiões brasileiras. “Eventos como esse são causados por processos geológicos normais, que fazem parte da dinâmica interna do planeta”, informou a rede em nota.
A Rede Sismográfica Brasileira realiza o monitoramento contínuo da atividade sísmica no país. O sistema é coordenado pelo Observatório Nacional, com apoio do Serviço Geológico do Brasil, e integra diferentes instituições acadêmicas e científicas para mapear a movimentação tectônica no território nacional.
Por Ataíde Barbosa/Foto: Reprodução/Street View Google




Nenhum comentário